RELATOS DE MINHAS EXPERIÊNCIAS COMO MONITORA NAS CIRANDAS ACC DANA 59 ACESSIBILIDADE EM TRÂNSITO POÉTICO.

 

RELATOS DE MINHAS EXPERIÊNCIAS COMO MONITORA NAS CIRANDAS ACC DANA 59 ACESSIBILIDADE EM TRÂNSITO POÉTICO.

 

Cátia Regina de Jesus Assunção¹

Orientador:Profa. Dra.Fátima Campos Daltro de Castro2.

 

Participar do ACC - Acessibilidade em Trânsito Poético. Oficinas de dança e arte para pessoas com deficiências, seus cuidadores e comunidade, tendo como orientadora a Profª Drª Fátima Campos Daltro de Castro da Escola de Dança da UFBA/PROEXT, foi uma oportunidade de dialogar os conhecimentos apreendidos dentro da universidade com a comunidade. Acredito que é em espaços como estes que o saber é construído de maneira crítico-reflexivo. O projeto é vinculado à atividade curricular em comunidade ACC DANA 59(PROEXT),que dentre as suas ações oferece à comunidade externa oficinas de dança, junto a uma equipe de professores e estudantes de graduação e Pós-graduação em dança. Dentre os objetivos da Cirandas busca-se desenvolver nos participantes, a melhora da coordenação motora, equilíbrio,orientação espacial,assim como estimular o exercício criativo pela dança com intuito de desenvolver uma visão crítica, contextualizada e complexa do mundo e proporcionar envolvimento dos alunos do curso de Graduação e Pós-Graduação em Dança no ambiente acadêmico, e nas discussões que envolvem a relação dança-deficiência, com a elaboração de estratégias alternativas de acessibilidade através de projetos com ações voltadas para a práxis educativa em dança no campo informal.

 

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1-Licenciada pela Escola de Dança pela UFBA,atualmente faz Bacharelado em Dança .Fez Iniciação Científica pela CNPQ.Participa do Grupo de Pesquisa Poética da Diferença.Bolsista ACC da Proext 2011. 2- Profa. Pós Dra. Fátima Campos Daltro de Castro, atua na Escola de Dança da UFBA, Coordenadora do Grupo de Pesquisa Poética da Diferença, membro do Colegiado do PPGDANCA, Coreógrafa e Dançarina do Grupo x de Improvisação em Dança.

 

 

No que se refere à pesquisa teórica acerca do corpo, investiguei áreas de interfaces entre Dança, Neurociências e sociologia. No campo da Neurociência buscou-se as investigações de Antonio Damásio,na Sociologia Michel. Foucault.Em dança houve estudos das autoras Fátima Daltro e Jussara Setenta. A metodologia aplicada para esta pesquisa foi pautada na pesquisa-ação.Nessa perspectiva, conforme Thiollent(1994) pesquisadores e pesquisados são sujeitos de um Trabalho comum, embora com situações e tarefas diferentes. Os participantes do ACC DANA 59 estiveram todos inseridos neste contexto ativamente, participando da seguinte forma: observação direta e contínua seguida de relatórios; adotando o diário de bordo para registro das atividades desenvolvidas; e também um espaço onde o estudante pode ir construindo modos de organização, anotando aquilo que mais chamou a atenção,filmagens das atividade e mostras abertas e fotografias.Conclui-se que a partir desta prática do ACC, o discurso sobre política pública para as Pessoas com Deficiência ganha contornos reais tanto no campo teórico quanto prático.O referente projeto ACCDANA 59 -possibilita para esses grupos sociais menos favorecidos a oportunidade de acesso através da educação não formal,nos setores geralmente invisíveis.A política de fazer escolhas e tomar decisões inerentes ao corpo e, portanto, também ao corpo de pessoas com deficiências. Um dos fatores de importância nesta mudança tem sido a acessibilidade ao universo da dança.

 

Palavras chaves: dança,corpo,criação

 

Referências THIOLLENT. Michel, ARAÚJO FILHO, Targino de, SOARES, Rosa Leonôra Salerno. (coord.) Metodologia e experiências em projetos de extensão. Niterói-RJ : EDUFF, 2000.

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