Falar do que estamos propondo como equipe de curadores, do método que utilizaremos e do que significa dialogar é falar um pouco de nós. Somos indivíduos que acreditamos na troca e que a vemos como a principal possibilidade de construção de algo no mundo, ainda que não seja a única.

A dificuldade com a qual nos deparamos como equipe foi entender se existe uma metodologia curatorial para a Dança. Então, decidimos perguntar... Trocar com quem já está inserido nesta área de curadoria... Identificamos que há procedimentos adotados por cada um dos festivais existentes e, como sustentamos que estamos fazendo uma Plataforma (conceito abrangente e agregador, para onde convergem ações distintas), estamos dialogando com estes procedimentos. Durante todo o ano de 2010 dialogaremos com outros curadores da área de dança e de outras áreas, para sempre problematizar os parâmetros que estamos traçando para nossa curadoria.

E este procedimento que elegemos para nortear nossas escolhas parte da vontade de realização de um processo transparente e estruturado onde a nossa voz final seja reflexo de diálogos e negociações com outras vozes, com outros corpos pensantes que se dedicam às escolhas das obras e artistas da Dança e estão nos Festivais dos quais ouvimos falar, participamos como artistas e que compõem a nossa área.

Entre os nossos momentos de diálogos, até então, houve alguns marcantes. Entre eles, o convite do Rumos Dança Itaú – 2009, em sua Mostra de Processos, realizada em Março de 2010. Ali, três dos quatro curadores da PID puderam assistir os processos dos artistas selecionados por esse programa, discutir estes processos e trocar com curadores de todo Brasil. Foi um exercício idiossincrático intenso, mas muito produtivo para a tarefa de atingirmos o nosso objetivo, a criação de uma metodologia curatorial diferenciada, onde estejam expressos os nossos ideários como artistas e curadores.

O processo de diálogo continua. Daqui para frente trocaremos presencialmente com mais alguns curadores, com textos, com filmes, com Dança...

Trabalharemos em colaboração (ou seja, nenhum dos 04 curadores poderá decidir individualmente alguma obra para exibição) em duas etapas da seleção. As duas etapas foram pensadas com o intuito de tornarmos a escolha mais equânime e participativa, onde a argumentação gerada seja resultado desse processo de construção curatorial que teremos traçado nos diálogos propostos ao longo do ano e também será resultado do nosso diálogo como equipe.

Esperamos com este tipo de olhar estar construindo este método diferenciado de análise que estamos propondo em nossa Eutopia Curatorial*.

Equipe Curatorial PID 2010.

Enviadme un correo electrónico cuando las personas hayan dejado sus comentarios –

¡Tienes que ser miembro de movimiento | movimento para agregar comentarios!

Join movimiento | movimento

Temas del blog por etiquetas

  • de (178)

Archivos mensuales