Este ensaio apresenta o trabalho de campo em um evento de moda (SPFW) A construção da Cena na Moda Anderson de Souza

Fotos: Anderson de Souza

Entre os dias 18 e 26 de janeiro aconteceu a 26ª edição do São Paulo Fashion Week, nos domínios do parque Ibirapuera, mais especificamente no prédio da Bienal de Sâo Paulo. O local que recebe constantemente grandes eventos e exposições, durante seis dias abrigou o maior evento de Moda da America Latina, considerado pela Revista Forbes (janeiro de 2007) uma das cinco semanas de moda mais importantes do mundo.

E como fui parar lá? Como enviado especial do Senac/Canoas credenciado como fotógrafo, e com o objetivo de fazer a cobertura fotográfica do evento e identificar (pesquisar) as possíveis propostas que influenciarão a moda no inverno 2009, informações estas que poderão ser conferidas na 4ª Edição do Seminário de Moda e Beleza , que será realizado nos dias 6 e 9 de março nos domínios da Escola Senac/Canoas.

E foi caminhando ao longo desses dias pelos corredores da Bienal, correndo de um desfile para o outro, subindo e descendo rampas e escadas, que com o auxilio de minhas lentes (dos meus óculos, e da Nikon D70 gentilmente emprestada pela Fotógrafa Juliana Moscofian) que pude perceber e buscar registrar muito mais do que modelos e pessoas reconhecidas como “descoladas” dentro de um contexto de moda. Entre tantas coisas, o que mais atraiu meu olhar foi a maneira como os espaços eram construídos, as ambientações, o trabalho de cenografia, a iluminação e as cenas em geral que compunham todo o evento. Criações que proporcionavam a este evento, e em especial aos desfiles, as características de um espetáculo.

Com o tema Brasileirismo, os 25.153 m² de área da Bienal estiveram ambientados de maneira criativa, muitas vezes com idéias simples, sem perder o foco na sustentabilidade através do projeto SPFW – Carbon Free que desde 2007, vem reutilizando todo o material cenográfico, reduzindo consumo de energia elétrica e reciclando materiais, entre outras ações. Foram plantadas 7.372 árvores que compensarão 1.168 toneladas de CO2 emitidas em decorrência das edições Inverno 2008 e Verão 2009 da SPFW. Em tempos de crise econômica, crise climática entre tantas outras crises, finalmente estas preocupações com a economia e questões ambientais parecem estar entrando na moda. E tomara que esta moda seja como a do jeans, que desde seu aparecimento não saiu de evidencia.

As paredes externas das 4 salas de desfiles eram recobertas com paineis de papelão reaproveitados das edições anteriores, uma idéia desenvolvida dentro do projeto SPFW – Carbon Free, cujo resultado de efeito visual me pareceu muito interessante. E como forma de lembrar a importância dos caminhões e seus caminhoneiros, que “num país continental com mais de um milhão de quilômetros de rodovias tem 56% de toda a produção nacional circulando sobre carretas(01)”, nos corredores laterais as paredes foram adesivadas com imagens ampliadas dos desenhos tradicionalmente pintados em carrocerias de madeira de caminhão que dividiam espaço com frases como “se você estiver sem calcinha de uma risadinha” e ditos populares que podem ser encontrados também nos pára-choques de caminhão.

Este Brasileirismo abordado como tema do evento parte de um principio que fala de “um Brasil que é reconhecido mundialmente por sua diversidade cultural e racial, e pela felicidade intangível, representada em suas várias manifestações e celebrações(02)”. Onde a moda é um dos elementos que compõe esta brasilidade participando da construção de identidade do povo deste país. Neste ritimo de celebração, o evento também comemorou o centenário de nascimento de Carmem Miranda, a “grande pequena notável”, uma das primeiras referencias internacionais do Brasileirismo, onde sua presença pôde ser notada em vários locais do evento desde o hall de entrada, passando por detalhes espalhados pelos espaços dos patrocinadores e apoiadores do evento, até chegar ao último pavimento da Bienal onde se localizava uma exposição especial com peças do acervo do Museu Carmen Miranda. E na sala de imprensa, um grande espaço exclusivo para abrigar a imprensa nacional e internacional entre computadores e samambaias, as paredes faziam alusão às tradicionais fitinhas de santo, como as de nosso Senhor do Bonfim e Nossa Senhora Aparecida.

A preocupação com a cena em um desfile de moda

Dando continuidade ao que citei anteriormente, quando comparei a cenografia empregada no evento à cenografia de outros espetáculos, foi com a intenção de retratar que no SPFW havia uma vasta estrutura de iluminação e outros elementos cênicos que poderiam ser comparados a estrutura de uma grande casa de shows ou mesmo de um grande teatro de São Paulo(03). O que faz deste evento um grande palco que recebe espetáculos variados voltados para o contexto de moda. E se ainda havia de minha parte alguma dúvida sobre a importância da iluminação para a construção de uma cena, este evento erradicou todos os vestígios dessa possível dúvida. Constatação que só se completou com o que vivenciei nas salas de desfiles. Que em sua grande maioria, se utilizaram de uma cenografia com poucos elementos, que somados aos recursos de som, vídeo e iluminação tornavam as cenas surpreendentes. Veja a seguir alguns exemplos que pontuei: Osklen (4) No primeiro dia a Osklen forrou a passarela com um material que lembrava uma areia negra, enquanto na parede de fundo era projetado um intenso nascer do sol.

CORI (05) Neste mesmo dia a Cori, que usou como referências para suas criações a arquitetura, concretismo e futurismo retrô, apresentou em sua cenografia um imenso cubo branco que parecia ter saído da parede e se encontrava flutuando sobre a passarela de mesmo tom.

Colcci (06) Provavelmente este era um dos desfiles mais esperados e disputados, tudo isso devido a presença de Gisele Bünchen. Onde Jéssica Lengyel, atual estilista da marca, levou para sala 1 de desfiles o universo dos colecionadores, e para ilustrar este universo, as paredes da boca de cena da passarela foram recobertas com diversos elementos colecionáveis, todos devidamente emoldurados, e como todos esses elementos da boca de cena eram brancos, eles se tornavam mais visíveis através dos efeitos de sombra e luz decorrentes das várias intensidades da iluminação. Na trilha sonora era possível identificar trechos de alguns sucessos dos anos oitenta remixados com músicas eletrônicas mais atuais.

Conclusão Em um evento que atraí investidores e jornalistas de vários pontos do Brasil e do mundo onde o foco está nos produtos de moda a serem comercializados na próxima estação, a preocupação com o como estes produtos seriam apresentados tem construído cenas que resultam em atmosferas artísticas dando destaque aos elementos cênicos, iluminação e tecnologia disponível que servem de moldura para o foco principal – a roupa. E nesse ponto de vista concordo com as palavras e Oscar Metsavaht em entrevista concedida para o informativo World Fashion Daily 1 (distribuído gratuitamente pelos corredores do SPFW): “com a crise, vai se o luxo exuberante mas a qualidade e a criatividade não precisam ser comprometidas”. Parabéns aos estilistas e suas equipes de produção, em especial a Daniela Thomas e Felipe Tassara que assinaram a cenografia desta 26ª edição do SPFW. O restante deste ensaio pode ser acedo no site www.ferrazdesouza.com no Informativo FdeS Ano 01 Edição 01. Notas: 01 - Patricia Favalle, São Paulo, 17 de janeiro de 2009, 20h40 disponível em http://www.spfw.com.br/noticia_det.php?c=2793 02 - Andre Rodrigues, São Paulo, 09 de janeiro de 2009, 22h52 disponivel em http://www.spfw.com.br/noticia_det.php?c=2473 03 - Me refiro a SP pelo fato do evento acontecer em SP. 04 - Osklen é uma marca de moda masculina e feminina brasileira criada por Oskar Metsavath. 05 - A Cori é pioneira na moda em escala industrial no Brasil Inaugurada em São Paulo em 1957, nos anos 60 ousou praticamente inventando o uso de calça pelas mulheres brasileiras. 06 - A Colcci surgiu em 1986 na cidade de Brusque/SC, voltada para a moda jovem. No ano de 2000, o grupo AMC Têxtil adquiriu a marca, Desde 2006, a estilista Jessica Lengyel assina a direção criativa da grife.
Enviadme un correo electrónico cuando las personas hayan dejado sus comentarios –

¡Tienes que ser miembro de movimiento | movimento para agregar comentarios!

Join movimiento | movimento

Temas del blog por etiquetas

  • de (178)

Archivos mensuales