Projeto Quinta com Dança do Centro Cultural Dragão do Mar, apresenta: "Em quatro compartimentos".



Instigada pela necessidade de estabelecer diálogos com espaços e públicos em um processo de investigação de possibilidades e intervenções através do corpo, a Cia. Balé Baião de dança contemporânea apresenta na quinta-feira, 6, às 20 horas, no Teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, o espetáculo “Em quatro compartimentos”.

O espetáculo manifesta as sutilezas e expansões dos corpos híbridos em movimento, estabelecendo em cena coreografias casuais nascidas de tensões e improvisações, divididas em quatro solos: “Menino não dança”, “Cumplicidade na contramão”, “Amores difíceis” e “Submerso”, trabalhos que ganham forma no contato direto com a plateia e se desenvolvem através de técnicas de improvisação, construídas coletivamente, mas tendo como suporte principal a individualidade e singularidade de cada intérprete, com suas buscas, conflitos e achados diferenciados.

“Em quatro compartimentos” é resultado de longas investigações idealizadas por seus intérpretes-criadores - Cacheado Braga, Glaciel Farias, Benedito Max e Gerson Moreno -, que desde 2005 aprofundam os códigos que fazem a linguagem específica da Cia. Balé Baião, através de vivências em aula e registros escritos e visuais de exercícios corporais, que geram a movimentação individual-coletiva e metodologia de composição coreográfica singular.

Em cena, quatro homens distintos, de idades e experiências de vida e de dança peculiares, criam quatro estados corporais singulares em quatro atmosferas-compartimentos acarretados de pensamentos e metáforas sobre os anseios humanos em tempos contemporâneos. Em comum, o desejo de dizer e de calar, todos em atmosfera de diálogo, em compartimentos que se rompem via contato, em lugares verdadeiros doravante invisíveis aos olhos dos ausentes. Do homem de trinta e poucos anos ao homem de dezessete, universos masculinos em flor, inauguração de uma virilidade fragilizada, ininterruptamente afetada por delicadezas, sutilezas e inquietudes.

Para sua realização, o espetáculo é pensado e se desenvolve exclusivamente com o posicionamento próximo da plateia em relação aos intérpretes. Fazer da dança esse canal direto com o público, em tempos de crescente falência do contato humano em detrimento das mídias de ponta, estabelecendo diálogos capazes de provocar transformações pessoais e sociais, surge para a Cia. Balé Baião como forma de resgatar uma arte comprometida com a emancipação da vida. Desta forma, “Em quatro compartimentos” se alimenta da pretensão de recuperar esses valores na cena, principalmente o aspecto da intuição do bailarino que gera verdades criativas no ato da improvisação em solo e contato.

O espetáculo “Em quatro compartimentos” faz parte da programação de maio do projeto “Quinta com Dança” do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, contemplado por edital de estímulo à dança no Estado, lançado pelo Instituto de Arte e Cultura da Ceará (IACC). O espetáculo segue na programação do Centro durante todo o mês de maio.

Serviço - Em quatro compartimentos, da Cia. Balé Baião, todas as quintas, às 20 horas, no Teatro Dragão do Mar, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. R$2,00 / R$1,00. 45 minutos. Classificação: 14 anos.
Enviadme un correo electrónico cuando las personas hayan dejado sus comentarios –

¡Tienes que ser miembro de movimiento | movimento para agregar comentarios!

Join movimiento | movimento

Temas del blog por etiquetas

  • de (178)

Archivos mensuales