Partes sem Roteiros: Dança e Contectividade

Detalles del evento | Detalhes do evento

Partes sem Roteiros: Dança e Contectividade

Hora: septiembre 3, 2010 a las 5pm a septiembre 4, 2010 a las 9pm
Ubicación | Locação: Cine-Teatro Solar Boa Vista
Ciudad/Pueblo | Cidade: Salvador - Bahia
Página Web o mapa | Site ou Mapa: http://www.hiscontemporaneode…
Tipo de evento: espetáculo, de, dança, circulação
Organizado por: Sandra Corradini
Últimas: 2 Sep | Set 2010

Exportar a Outlook o a iCal (.ics) | Exportar para Outlook ou iCal (.ics)

Descripción del evento | Descrição do evento

Nesta sexta, dia 03 de setembro, estréia o projeto Partes sem Roteiros, Dança e Conectividade, do Grupo His Contemporâneo de Dança, contemplado pelo Edital Ninho Reis 2008 - Apoio à Circulação de Espetáculos de Dança pelo Estado da Bahia. O projeto conta com atividades variadas, de apresentações do espetáculo de dança Partes sem Roteiros e bate-papos a palestras e workshops com os artistas-pesquisadores do grupo, e circulará por três cidades do Estado da Bahia - Salvador, Valença e Eunápolis.

Partes sem Roteiros propõe reflexão sobre o corpo contemporâneo inserido no contexto urbano de Salvador, utilizando a improvisação para a construção de corporalidades no espaço-tempo da cena. O processo criativo partiu do cruzamento entre o poema "Partes do Corpo", de Domiciano Santos, e a discussão do conceito "Homo Sacer", do filósofo político Giorgio Agamben, culminando na definição de "Corpo Matável", um corpo abjeto e descartável, cuja presença, ou ausência, é considerada indiferente no que tange o contexto em que este se insere.
Neste trabalho, os intérpretes-criadores Douglas Gibran, Iara Cerqueira e Sandra Corradini improvisam em cena, tendo por base a casualidade e as escolhas espontâneas, considerando o imprevisível e fundamentando-se na percepção que antecede o movimento. A idéia de processo mobiliza as investigações do grupo, tornando-se visível em cada realização deste trabalho as etapas que o vem configurandodesde os primeiros ensaios, formalizadas em imagens projetadas em tempo real pela VJ Paula Carneiro, como uma espécie de registro de memória que dialoga com as ações executadas pelos intérpretes-criadores em cena.
Partes sem Roteiros é um projeto contínuo do His Contemporâneo de Dança, apresentado no formato "trabalho em processo", sustentado numa configuração flexível e não acabada, guiada pela lógica da incerteza, permitindo a intervenção do acaso e espaço para introdução de novas idéias.

Há 12 anos, o His Contemporâneo de Dança delineia seu trabalho com elementos da dança, do teatro, da música, e algumas vezes com incursões de vídeo. Prioriza o intérprete e a idéia rumo à consciência crítica através de processos colaborativos, enfocando a realidade do mundo de modo a ser vista, sentida, pensada, elaborada e apresentada.
O Grupo foi contemplado pelo Prêmio Klauss Vianna/Funarte com o espetáculo Todomomentâneo em 2006 e com a dança-instalação Corpolhares em 2009. Foi contemplado pelo Edital Quarta que Dança 2008/Funceb com o trabalho Partes sem Roteiros, trabalho também contemplado pelo Edital Ninho Reis 2008/Funceb.
Partes sem Roteiros foi selecionado e apresentado na mostra artística do IX Congresso de Crítica Genética 2008/UFES, na Bienal do Recôncavo 2008, no XIII Enearte 2009/UFBA, tendo ainda participado em 2008 do Labzat - Laboratório Coadaptativo, grupo de pesquisa do PPGDança/UFBA, coordenado pelas Profs. Dras. Fabiana Dultra Britto e Jussara Setenta.
O grupo participou do Projeto Teorema 2009/Estúdio Nave SP e do Engruperio 2009/UNIRIO com o trabalho em processo Estudo para Carne, Água e Osso, também selecionado para ser apresentado na Bienal do Recôncavo 2010.
Em Salvador, o Grupo participou nos projetos Julho em Salvador, na Mostra Bahiagás de Cultura, Bailavida, Improvilação, Vilaconvida, Toca que eu Danço e Dança que eu Toco, entre outros, apresentando-se também na III e IV edição do Ateliê de Novos Coreógrafos com os trabalhos Próximo, Por Favor e Sala de Recepção, em 2004 e 2005 respectivamente.

Onde: Cine-Teatro Solar Boa Vista

Quando: Espetáculo: 03 e 04/09, sexta e sábado, 20h.
Bate-papo: 03/09, sexta, após apresentação.
Palestra: 03/09, sexta, 17h.
Workshop: 04/09, sábado,17h.

Atividades gratuitas

Inscrições e informações:
Cine-Teatro Solar Boa Vista. Engenho Velho de Brotas. Fone: (71) 3116-2000.

www.hiscontemporaneodedanca.blogspot.com
Email/His: his.contemporaneodedanca@gmail.com

Comentarios

Incluir comentario

Enviar RSVP a Partes sem Roteiros: Dança e Contectividade para incluir comentarios. | RSVP para para adicionar comentários!

Participar en movimiento | movimento

Concurriendo | Comparecer (1)

Danza y cultura en red | Dança e cultura em rede

Este es un proyecto  de

Marlon Barrios Solano

Creada por la Red Suramericana de Danza en asociación con idanca.net y Associação Cultural Panorama | Criada pela Red Sudamericana de Danza em parceria com idanca.net e Associação Cultural Panorama.

This network is maintained and administrated by Marlon Barrios Solano as an independent art/curatorial/social innovation project.

You can donate to support my work here:

WOULD YOU LIKE MAKE A ONE TIME DONATION?

Become my patron:

Become a Patron!


Support  making a single donation of any amount.
Thank you!

Contact:

marlon@dance-tech.net

for more information

YOU MAY DONATE BITCOIN HERE

WALLET

38rswPwwQB67cbe8z1E72PhtQCM1umpyjK

© 2021   Creado por Red Sudamericana de Danza.   Tecnología de

Emblemas | Badges  |  Reportar problema  |  Términos de servicio