jorge schutze
  • Maceio - AL
  • Brasil
Comparti(lha)r en(m) Facebook Comparti(lha)r

Los contactos de Jorge schutze

  • Ariane Trindade
  • Oscar Villagra
  • Eliana Kefalás Oliveira
  • juliana nicolle rebelo barretto
  • elisangela maria dos santos
  • VOARTE
  • Santiago Araya
  • Diana Salcedo
  • Marçal P. Rodrigues
  • Natalia Taborda
  • ana lucia saavedra
  • AVOA núcleo artístico
  • Renata Silva
  • 1 Minuto Para Dança
  • Denis Angola

Grupos de jorge schutze

Discusiones de | Discussões dejorge schutze

o que pode o corpo???
3 contestaciones 

Inició esta discusión. Última respuesta de Walter José Alves 2 Jun 2009 | Iniciou esta discussão. Última resposta de Walter José Alves 2 Jun 2009

cia.ltda.

Apreciação da obra Despacho pela MOSTRA XYZ

DESPACHO - Jorge Schutze - AL
João Antonio
Ator, diretor, professor


Um homem comum se aproxima de alguém e pergunta se pode dançar. Não é um jovem. Sua roupa é mais simples do que a da maioria dos que estão no ponto de ônibus no Setor Comercial Sul. Repentinamente ele se movimenta. O espaço à sua volta também se move. " Ele me assustou, não sabia quais eram suas intenções. Hoje em dia, tudo é muito perigoso. " Uma jovem sorri, um menino gargalha, um homem se afasta, uma menina dança com ele. Caminha ao lado, em volta dos passantes, olha nos olhos, conversa, convida.

Jorge Schutze não é o estereótipo do bailarino, nem do ator. É um homem corajoso. Salta no precipício da incomunicabilidade e consegue provocar reações, estabelecer relações. Interfere no cotidiano com delicada firmeza, com suave presença, com amorosa provocação. O perigo da agressão é eminentemente. Olhares apreensivos , ameaçadores, policialescos são afastados por sua tranquila energia, sua sensibilidade.

Despacho é um dos trabalho que mais justifica o título de intervenção urbana. Só acontece quando uma relação se instaura. Raramente é possível saber o que realmente acontece se o observador não está envolvido.

Jorge, no seu texto de apresentação diz que o trabalho " é uma tentativa de encontrar sabor na relações humanas". Tenho certeza que encontrou. Seu despacho foi aceito por Exu, o Orixá da comunicação.

O convite irresistível para dançar com Jorge Schutze

Sérgio Maggio
Jornalista, escritor, direto

Despacho é uma palavra tipicamente ligada à alegoria da rua. Nas religiões de matriz africana, por exemplo, é uma forma de materializar energias negativas e lançá-las a céu aberto, para que os “donos das encruzilhadas” a devorem, deixando corpo, alma e caminhos leves. Nesse sentido, o bailarino Jorge Schutze (AL) exorciza, por meio da dança, as “quizilas” que existem entre humanos desconhecidos, os que nunca foram apresentados um ao outro. Carregam, portanto, entre si o peso de serem estranhos, de não nutrirem afetos por não existir um vínculo social possível.

“Despacho”, a performance, é um convite para aproximações e possibilidades, a partir de um inusitado convite: “Posso dançar para você?” Ao lançar o inesperado convite, Jorge Schutze oferece não só corpo, mas toda a sua partitura de movimentos colecionados em trajetória artística. A sua dança é como uma oferenda. Assim, estabelece, a partir do nível de resistência do interlocutor, um jogo singular de construção a dois. Num tempo que não é o do relógio, instala laços que seduzem, envolvem, emocionam, estranham ou repulsam.

Não importa o resultado da dança em si. O impacto da abordagem tem um efeito deslocador. Seja para quem abre o campo de energia a fim de que ele o envolva, seja para quem o ameaça por invadir um território pessoal instransponível. Dessa forma, Jorge Schutze se lança sem redes de segurança diante do outro. Não importa o papel social de cada um: uma vendedora de guloseimas, um policial ou um evangélico que distribui panfletos de fé. O que o bailarino procura é instigar o estranho a ocupar um salão, onde se pode cochichar ao pé de ouvido, como nos bailes românticos, aqueles que dançavam a dois e recortávamos o universo num feliz fragmento de vida.

Tirar alguém para dançar é um ato de coragem, de ímpeto, de saída para um campo relacional que pode ser sedutor ou assustador. Jorge Schutze estabelece relações em torno de seu partner. Caminha por entre obstáculos que os distancia, como mesas, balcão de roupas em liquidação e postes. Dança para quem está parado, para quem anda, para quem o vê da janela da repartição, para quem passa devagar dirigindo o carro.

Jorge Schutze faz uma performance, sobremodo, de dança. Da sua dança de vida, cheia de afetos, que emociona quem assiste de longe. Em seu corpo, expõe o RG de um artista nitidamente afetado pelo o que o circunda. É emocionante vê-lo, como um menino feliz, a brincar com o corpo, que se quebra, se desmorona no chão, se desenrola no asfalto. O empenho para que a sua dança vire a dança a dois, que se estabeleça como um vínculo possível na multidão de solitários. Ao propor essa dança, Jorge Schutze aponta para o vasto mundo que habita em si. ”


PARA LER TODAS AS APRECIAÇÕES DE OBRAS APRESENTADAS NO FESTIVAL

Perfil

Sitio/website:
http://companhialimitda.blogspot.com/
Pais
http://companhialimitda.blogspot.com/
Ciudad
Maceio - AL
E-mail:
orgeus@gmail.com
Tipo de organizacion | Tipo de organização
Compan(h)ia
 

jorge schutze - cia.ltda.

Blog de Jorge schutze

PROYECTO LA CASA se apresenta em MACEIO AL BRASIL

Olá, amigos: 16 de março.2014 estaremos recebendo o PROYECTO LA CASA, do Uruguai, para apresentação, conversas e improvisação com artistas e público, aqui em Maceió.…





Continuar

Publicado el marzo 7, 2014 a las 6:30am

PROJETO URUCUNGO EM CENAS URBANAS

Jailton Oliveira. Vila dos Pescadores. Jaraguá. Maceió.Al BRASIL

Publicado el mayo 2, 2013 a las 11:30pm

DOMÍNIO PÚBLICO: videos do projeto

o PROJETO DOMÍNIO PÚBLICO realizou durante o ano de 2012 10 videos-arte com diferentes colaboradores e suas ações performáticas, confira:

ODE AO ÓCIOZONAS ERÓGENAS,…

Continuar

Publicado el diciembre 20, 2012 a las 2:30pm

corpo nordeste - em ação!!!

A discussão no grupo segue gerando tensionamentos interessantes
participe

Vídeos de jorge schutze

  • Incluir vídeo
  • Ver todos

(L)as fotos de jorge schutze

  • Incluir fotos
  • Ver todos

Comentario (67 comentarios)

Necesitas ser un miembro de movimiento | movimento para añadir comentarios! | É preciso ser membro de para incluir comentários

Participar en movimiento | movimento

A las 11:49am del junio 30, 2011, movimento dijo...
Oi Jorge,

destacamos o vídeo do Festival Visões Urbanas na página principal do movimento.org, assim mais gente pode vê-lo. Continue postando vídeos, fotos, eventos e trocando informações com outros membros da rede social. A participação de todos é que faz a rede!


Um abraço,
equipe do movimento.org
A las 1:50pm del mayo 5, 2011, Santiago Turenne dijo...

Querido Jorge!!! muchas gracias por unirte al grupo de GestionMVD.

cualquier aporte es siempre bienvenido!

Cómo fue tu regreso?

beijo.

Santiago.

A las 1:00pm del diciembre 16, 2010, Red Sudamericana de Danza dijo...

Oi Jorge,

 

Acabamos de postar uma resposta para você no blogpost sobre a Convocatória Ciudanza.

Por favor, verifique lá e nos escreva se necessário.

 

Jaqueline Vasconcellos

Equipe RSD

A las 2:16pm del octubre 4, 2010, Oscar Villagra dijo...
Obrigado Seu Jorge, mas essa foto eu roubei da internet mesmo, hehe, mas tenho outras bem legais. Parabéns pela empresa/cia.
profundo abraço.
Oscar
A las 10:14pm del septiembre 20, 2010, movimento dijo...
Olá,

destacamos o álbum de fotos do 'Despacho' em Alagoas na página principal do movimento.org, assim mais gente poderá vê-lo. Continue participando ativamente da rede social. A participação de todos é muito importante.

Um abraço,
equipe movimento.org
A las 8:31am del julio 31, 2010, Renata Silva dijo...
ola , e aí a improvisação coletiva aconteceu?
A las 7:40pm del julio 19, 2010, Renata Silva dijo...
olá jorge, olha se tu conseguir ampliar a questão da improvisação coletiva, aí em maceio me avisa tá, fica aqui pertinho, vizinho de aju, fica mais fácil,
obrigada bjinhos!!!!!!!!!!!!!
A las 8:22pm del julio 14, 2010, Red Sudamericana de Danza dijo...
Oi Jorge,
Realmente São Paulo não é próximo, mas ao divulgarmos esse tipo de ação, como o EI! fazemos para que outras organizações possam saber de sua existência e traçar redes de colaboração para frutificar essas ideias em outros estados/espaços da América Latina.
Você poderá, caso se interesse, entrar em contato com os organizadores dessa ação e tentar replicá-la em Alagoas.
Que te parece a ideia?
Assim, a ação terá a cara e atenderá as necessidades do seu estado.
Aproveita esse espaço do movimento.org para traçar essa redes de colaboração.

Atentamente,

Equipe REDSD
A las 3:43pm del marzo 6, 2010, Marçal P. Rodrigues dijo...
que beleza que conseguisses visitar...e adorei muito a pergunta...Podia responder, mas pra sentir um pouco mais a reação das pessoas e do grupo vou aguardar um pouco pra ver o que rola e depois te repasso novamente os comentários ou uma resposta coletiva.. super abraço...
A las 11:56pm del marzo 5, 2010, Marçal P. Rodrigues dijo...
www.movimentoemfalso.com.br acho que tinha escrito errado.. abração
 
 
 

Danza y cultura en red | Dança e cultura em rede

Este es un proyecto  de

Marlon Barrios Solano

Creada por la Red Suramericana de Danza en asociación con idanca.net y Associação Cultural Panorama | Criada pela Red Sudamericana de Danza em parceria com idanca.net e Associação Cultural Panorama.

This network is maintained and administrated by Marlon Barrios Solano as an independent art/curatorial/social innovation project.

You can donate to support my work here:

WOULD YOU LIKE MAKE A ONE TIME DONATION?

Become my patron:

Become a Patron!


Support  making a single donation of any amount.
Thank you!

Contact:

marlon@dance-tech.net

for more information

YOU MAY DONATE BITCOIN HERE

WALLET

38rswPwwQB67cbe8z1E72PhtQCM1umpyjK

© 2021   Creado por Red Sudamericana de Danza.   Tecnología de

Emblemas | Badges  |  Reportar problema  |  Términos de servicio