Nos dias 30 e 31 de maio, Ana Pi, artista brasileira, apresenta no Centre Pompidou, a conferência Le Tour du Monde des Danses Urbaines en 10 villes (A volta ao mundo das danças urbanas em 10 cidades) dentro da programação dos festivaisVidéodanse e Un Nouveau Festival.
O projeto, performativo e didático, oferece um panorama das danças criadas nas periferias de grandes cidades do mundo. E visita do Pantsula de Johannesburg ao Dancehall jamaicano, passando pelo Passinho carioca, pela House da década de 80... um mundo inteiro de danças potentes. Entre projeções de vídeos comentadas e precisões históricas, sociais e políticas, Ana Pi guia seu público navegando constantemente entre a palavra e os diferentes estados corporais provocados por cada uma das 10 danças escolhidas.
Esta conferência dançada, uma colaboração da artista com o duo Bengolea & Chaignaud, foi desenhada inicialmente para o público infanto-juvenil, tendo sido apresentada, desde sua estréia em fevereiro de 2014, em escolas, mediatecas, associações culturais de todo território francês. A riqueza do universo das danças urbanas abriu, em seguida, espaço para que esta performance também pudesse ser programada em festivais internacionais de dança contemporânea. Toulouse, Bordeaux, Dijon, Montpellier, Rennes, Grenoble e mais recentemente, Lausanne/Suíça e Porto/Portugal (apresentada em português) são cidades que já receberam a atividade.
Le Tour du Monde des Danses Urbaines en 10 villes
Espace 315 - Centre Pompidou
30 de maio 17 H /
31 de maio 15 H /
Entrada mediante apresentação do ingresso único do Festival.
reservas: florencia.chernajovsky@centrepompidou.fr
------------------------------------
Le Tour du Monde des Danses Urbaines en 10 villes
Concepção e pesquisa : Cecilia Bengolea, François Chaignaud e Ana Pi
Textos: François Chaignaud, Cecilia Bengolea e Ana Pi
Performance e edição de vídeo: Ana Pi
Ilustração: Juan Saenz Valiente
* Esta conferência dançada faz parte do programa Mallette Pédagogique,
uma produção da rede dos CDC da França (Centre de Développement Chorégraphique).
***Peço desculpas caso este e-mail já tenha sido enviado.
Caso não deseje mais receber estas notícias por favor me informe e,
se pelo contrário quiser ajudar nesta divulgação, sinta-se à vontade.
Agradeço muito,
um abraço, Ana.
Comentarios