• 11 de Jul. de 2009 de 10:00am a 6:00pm
  • Ubicación: Centro de Dança do DF
  • Actividad más reciente: 11 de Oct. de 2023
Camillo Vacalebre, diretor do projeto CARAVANA BOM SELVAGEM(COMPANHIA CULTUROFÁGICA PERFORMÁTICA DANÇANTE), informa que estão abertas as inscrições aos interessados em participar da oficina/audição para a seleção do elenco de criação do espetáculo "MÁQUINAS DA FELICIDADE".A oficina/audição é aberta a artistas criadores, com e sem deficiência.Público alvo: dançarinos, atores, músicos, artistas visuais, desenhadores de moda, figurinistas, street dancers, break dancers, dançarinos de salão, acrobatas, malabaristas, palhaços, dançarinos aéreos, fotógrafos e vídeo cinegrafistas,Os inscritos receberão um questionário a ser preenchido.Local: Centro de Dança do DFData: 11 de julho de 2009, sábadoHorário: das 10:00 às 13:00 e das 15:00 às 18:00Inscrição: R$ 20,00Inscrições até dia 07 de julhoMais informações: LILLOMILLO@GMAIL.COMCARAVANAs. f.1. Multidão de pessoas que se reúnem para, com maior segurança, viajar por sítios desertos ou perigosos.2. Por ext. Grupo de excursionistas.3. Campanha marítima que os Cavaleiros de Malta eram obrigados a fazer contra os turcos ou corsários.4. Reboque de campismo.5. Viatura automóvel ou atrelado próprios para alojamento. = ruloteOrigem: Dicionário Priberam da Língua PortuguesaBOM SELVAGEMO bom selvagem ou mito do bom salvagem é um lugar comum ou tópico literário na literatura e no pensamento europeu da Idade Moderna, que nasce com o contato com as populações indígenas da América.O descobrimento do outroDesde o famoso texto de Cristóvão Colombo em que diz haver chegado ao paraíso terreno, a imaginação tratou de atribuir todo tipo de bondades ingênuas aos indígenas (os naturais, como os chamavam nos documentos espanhóis da época). A isto também contribuiu em grande parte Bartolomé de las Casas com seu Brevísima Relación de la Destrucción de las Indias. O papel de parte do clero, de teólogos como os da Escola de Salamanca e dos próprios reis pode ver-se na convocatória da Junta de Burgos e a Junta de Valladolid, que discutiam sobre a natureza e a justificação da conquista e a exploração econômica da América (polêmica dos justos títulos ou da guerra aos naturais) e o corpo legislativo das leis das Índias. A Fábula Negra ampliou por toda a Europa a visão positiva de seres humanos em estado de natureza mortificados pelos abjetos espanhóis, que resumiriam todos os vícios e degenerações do homem civilizado.A extensão do mitoAs utopias do século XVI (Erasmo de Rotterdam, Elogio da Locura; Tomás Moro, Utopia) e obras como a de Baltasar Gracián (El Criticón) no século XVII, levam à definitiva discussão da natureza humana como má por natureza (Leviathan de Hobbes) ou boa por natureza, como pretendeu o Iluminismo (Locke e sobretudo Rousseau), que volta a descobrir exemplos de bons salvagens nas ilhas do Pacífico (tropicais e paradisíacas como as Antilhas, com indígenas nus de fácil trato e natureza pródiga) que descrevem viajantes como James Cook e produzem histórias como a do motim do Bounty.Também contribuiu à extensão do uso do conceito o descobrimento das crianças salvagens ou crianças selvagens (Victor de Aveyron e Kaspar Hauser), que por sua vez tiveram tratamento literário e cinematográfico, por si mesmos ou como inspiração. O tema aparece em conjunção com o exotismo dos povos extraeuropeus em O livro da selva ou Tarzan.Século XIXO conceito de civilização converteu-se na bandeira da idéia de progresso na que tão comodamente sentia-se a burguesia capitalista, nova classe dominante, que justifica o domínio europeu, paternalista e colonial, sobre os povos selvagens. A antropologia e a etnologia, nascidas no século XIX, terão que esforçarem-se muito por transformar esse mito em ciência, ao que contribuiu em boa parte o relativismo cultural e o conceito de alteridade.Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Bom_selvagem"
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