A artista e pesquisadora Ivani Santana participará (através da dança telemática) do SONORITIES 2013
Performances de Arte em Rede criadas em parceria com os compositores do Sonic Arts Research Center durante o período de pós doutoramento no Reino Unido (2012/2013, support CAPES).
Dia 24 de abril
Das 15.30-16.30 (Horário de Brasília)
Sonic Lab (dancer & choreographer) - networked performance with New York University’s Steinhardt School of Culture, Education and Human Development.
Trasmissão ao vivo:
http://www.qub.ac.uk/sonorities/live_stream.html
O foco da minha pesquisa artística e acadêmica é a investigação estética do corpo contemporâneo compreendendo-o em sua dimensão de ser humano cognoscente e implicado com o meio o qual habita. Nesse sentido, a dança e a performance são possibilidades de pesquisar o corpo contemporâneo imbuido pela Cutura Digital. O processo criativo mediado pelas tecnologias digitais promovem um amplo campo de investigação das percepções humanas, sejam elas dos dançarinos e
artistas envolvidos, bem como do público que se torna um participante nesses processos sistêmicos e dinâmicos de criação. Dessa forma, meu interesse pela dança com mediação tecnológica sempre esteve focado na experiência sensorial e perceptiva da obra, e não no uso dos dispositivos per si.
Ivani Santana é Mestre (2000) e Doutora (2003) em Comunicação e Semiótica pela PUC/São Paulo. Pós Doutorado pelo Sonic Arts Research Center (UK) com o projeto Dramaturgias do Corpo Tele-Sonoro. Ivani é Professora do Instituto de Humanidades Artes e Ciências Prof. Milton Santos e do Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas (UFBA). É líder do Grupo de Pesquisa Poética Tecnológica <www,poeticatecnologica.ufba.br> na Dança e Diretora da plataforma MAPA D2 <www.mapad2.ufba.br>.
Comentarios