O Grupo Perna de Palco realiza a segunda edição do Projeto SOLUS – encontro de solos verbais e não verbais, que este ano traz aos palcos do Vale do Aço (Ipatinga – MG) espetáculos de São Paulo, Ceará e Santa Catarina.
O que mobiliza um artista a criar um espetáculo solo é antes de tudo um ato político. As ineficientes políticas públicas de cultura geram dificuldades de manutenção de espaço e grupos. O solo é um discurso que se materializa na forma de espetáculo e que apresenta um pensamento sobre o humano e sua inserção artística.
PROGRAMAÇÃO
Dia 04/08 – “A POLTRONA ESCURA” – São Paulo / SP
Artista Interprete Cacá Carvalho
2O horas e 30 minutos
16 anos
Centro Cultural Usiminas
“A Poltrona Escura”, dirigido pelo italiano Roberto Bacci, rendeu a Cacá Carvalho o prestigioso Premio Shell de melhor ator em 2004. Em cena, ele interpreta três contos de Luigi Pirandello: “Os pés na grama”, “O carrinho de mão” e “O sopro”. A peça mostra como é inquietante o olhar divertido, lúcido e cruel de Pirandello sobre a condição humana. A carreira deste espetáculo passa por São Paulo, Rio de Janeiro, Roma, Milão, Pontedera, Florença, Pisa, Bolonha, Brasília, Belo Horizonte, Salvador e outras dezenas de cidades e capitais. O espetáculo foi também apresentado na casa/museu onde, em Roma viveu e morreu Luigi Pirandello. Cacá Carvalho é um dos mais talentosos atores de sua geração, com uma carreira sólida no teatro e na televisão.
Dia 05/08 – “CUMPLICIDADE NA CONTRAMÃO” – Itapipoca/ CE
Artista Interprete Gerson Moreno
2O horas e 30 minutos
14 anos
Centro Cultural Usiminas
“Tecer história, subverter e refazer histórias, liderar o motim, andar na contramão...Cumplicidade a favor, em defesa, em nome... Drama de um corpo que dança as antigas e vigentes travessias. Das velhas e novas gratuidades. Dos sonhos possíveis encontrados do outro lado. Contraposição...”
Cumplicidade na contramão é um tributo estético aos heróis da América Latina, sobretudo aos heróis brasileiros que se comprometeram e até mesmo deram suas vidas pela causa da defesa e promoção dos direitos humanos. Em cena um corpo que se propõe estar presente através da criação de tensões corporais e imagens metaforizadas em constante relação com objetos e com o espaço
Dia 06/08 – “YAGUARETÉA” - Limeira / SP
Artista Interprete Paula Ibanêz
2O horas e 30 minutos
16 anos
Centro Cultural Usiminas
Uma mulher aprisionada em sua solidão. Um círculo que a rodeia. Um ritual.
Um auto - encarceramento. Caminhos que sempre são iguais. A conversa incontestável com alguém que nunca esteve e nunca estará.
Sua única possibilidade de sobre vivência, ser Yaguaretéa. Uma mulher/ iuaretê proteica, um ser dividido, esquizofrênico, entre o mundo harmoniosamente cruel dos animais e o inarmoniosamente cruel dos humanos.
Iuaretê , palavra Tupi-guarani, cujo significado é: “ a onça verdadeira”
Dia 07/08 – “PEQUENO INVENTÁRIO DE IMPROPRIEDADES” - Itajaí / SC
Artista Interprete Max Reinert
2O horas e 30 minutos
16 anos
Centro Cultural Usiminas
Um homem vive dentro de um cotidiano previsível e repetitivo até que um acontecimento muda o rumo de sua vida. Saindo de uma vida ordinária, ele descobre o poder da violência latente dos dias em que vivemos. Ficção e realidade se misturam até não conseguirmos distinguir onde uma começa e a outra termina.
Comentarios