Realidade e demandas de cada local

Gostaria de começar nesse espaço a por em prática um de passos necessários para um projeto integrado de formação em dança na América Latina, que é identificar a relevância desse projeto de integração, a partir do levantamento de demandas de uma graduação e/ou pós-graduação em dança na América Latina. A partir disso este é um espaço para pessoas proveninetes dos mais variados locais da América do Sul (países, regiões, cidades, etc.), relatarem um pouco sobre sua realidade no que diz respeito à demanda de formação acadêmica em Dança.

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Respuestas

  • He estado sumergida en la elaboracion de un proyecto para la nueva escuela de danza contemporanea y movimiento de la universidad Catolica. Ya llevo trabajando 5 años en este proceso y hace un mes me dieron la buena noticia que aceptaron el proyecto y que se podria iniciar en el 2010. Estoy elaborando los requisitos y el presupuesto. Además de revisar la curricula. Lo que hemos conseguido es un diploma de la universidad que no es lo mismo que un diploma de la nacion. Pero logramos un convenio para que cuando terminen la carrera, puedan ingresar los que deseen a la licenciatura de educacion, en un programa a larga distancia por 2 años. Otra gran sorpresa fue que me anunciaron que ya habian delegado a una persona para que se encargara de la nueva facultad de Artes Escenica, donde reunirían a las escuelas de arte de la catolica, dentro de ellas la de danza. Gran alegría pero el trabajo es muy fuerte, sobre todo cuando quieres seguir ensañando, bailando, creando....
    Me gustaria poder compartir la curricula que se esta elaborando dentro de nuestra realidad y algunos requerimientos de la catolica. No tenemos referentes en nuestro Pais, es la primera escuela universitaria. Tambien me gustaria recibir algunas curriculas de los institutos de danza en sus paises, seria oportuno acercarme a los aciertos. Espero sus comentarios.
  • No Brasil temos alguns cursos de graduação em dança, sendo a primeira escola criada, em 1957,na Universidade Federal da Bahia, em Salvador-Bahia . A segunda escola somente veio 30 anos depois, em meados dos anos 80, na UNICAMP, em Campinas- São Paulo. Hoje, parece que os cursos de graduação em dança começam a se espalhar por diferentes regiões. Embora eu não tenha uma informação precisa de todos os cursos existententes sei que, além das cidades de São Paulo (PUC e Anhembi), do Rio de Janeiro (UFRJ, Angel Vianna e UniverCidade), em Nova Viçosa-Minas Gerais, rompendo com a concentração de cursos nas regiões sudeste, temos a criação recente de cursos de graduação no Pará (região Norte); em Recife, Alagoas e em Aracajú (região nordeste). Esses últimos geralmente ligados as universidades federais.
    Em termos de Pós-Graduação temos apenas um Mestrado em Dança oferecido pela Escola de Dança da UFBA e outros cursos de Mestrados e Doutorados, produzindo conhecimento em/sobre Dança, ligados à áreas afins como Comunicação, Artes Cênicas, Educação, entre outras.
    Compreendo que a ampliação da oferta de cursos de dança se dá por uma demanda apresentada. O aumento significativo da produção bibliográfica em Dança, no últimos 10 anos (vejam o site de Lúcia Villar), também nos leva a pensar numa demanda por cursos de formação acadêmica que se amplia. Quando a questão, entretanto, é o ensino básico o fenômeno se apresenta de forma contrária. A relação entre ensino da Dança e Escolas do ensino e fundamental e médio requer estudos e proposições político-pedagógicas urgentes. Mudar paradigma. Incluir corpo na escola. Para que a Dança se destitua de seu lugar comum, de uma função decorativa, para ganhar status de área de conhecimento. Essa é a questão!


    VALERIA PINHEIRO dijo:
    Sou de Fortaleza no Estado do ceará no Brasil. Infelizmente em nossa cidade ainda não temos dança na academia, mas temos alguns cursos técnicos que vêm preenchendo de forma avassaladora essa lacuna. Estamos nos organizando junto a algumas Universidades da cidade pra traçarmos uma ação mais concreta nesse sentido. A dança em nosso estado é muito organizada, e vem de forma pensada e sedimentada erguendo conquistas que com certeza nos levarão, muito em breve, a termos nossa unjiversidade em dança. Temos alguns de nós, que sairam da cidade pra fazerem seus mestrados ou mesmo graduação em outras cidades, e isso vem sedimentando uma futura rede de docentes pra essa tão sonhada universidade.

    um abraço em todos

    Valéria Pinheiro
  • Sou de Fortaleza no Estado do ceará no Brasil. Infelizmente em nossa cidade ainda não temos dança na academia, mas temos alguns cursos técnicos que vêm preenchendo de forma avassaladora essa lacuna. Estamos nos organizando junto a algumas Universidades da cidade pra traçarmos uma ação mais concreta nesse sentido. A dança em nosso estado é muito organizada, e vem de forma pensada e sedimentada erguendo conquistas que com certeza nos levarão, muito em breve, a termos nossa unjiversidade em dança. Temos alguns de nós, que sairam da cidade pra fazerem seus mestrados ou mesmo graduação em outras cidades, e isso vem sedimentando uma futura rede de docentes pra essa tão sonhada universidade.

    um abraço em todos

    Valéria Pinheiro
  • Soy de Rosario, Santa Fe, Argentina. Quiero comentarles que en mi ciudad existe un Instituto Superior Provincial de Danzas y Expresión Corporal del cual soy egresada; otorga títulos oficiales y lamentablemente no está considerado como debería ser, varios serían los motivos, por ejemplo:
    - En Argentina el espacio más reconocido es el IUNA. Sin duda tiene gran nivel académico y depende de la universidad pero también tiene mayor relevancia por estar situado en la capital de nuestro país.
    - Nuestro profesorado otorga títulos terciarios y está en una ciudad considerada del interior del país; quizás estos sean motivos que disminuyan la importancia que la institución tiene en sí misma o debería tenerla.
    - Otra razón, y sin duda fundamental es que de algún modo la institución no tiene un buen contacto, cercanía, conexión con el afuera; al decir afuera refiero a que no tenemos una relación con este tipo de lugar propicio como puede ser la red para acceder de alguna forma a los espacios relacionados con la formación formal o no formal de América Latina. Sería muy interesante poder, a través de éste medio, iniciar la búsqueda de intercambios, fortalecimiento, conocimiento, etc. de la gran dimensión que comprenden los países de América Latina.
  • En Paraguay, en el caso del IMA-Instituto Municipal de Arte, tenemos la carrera de Intérprete de Danza Contemporánea, con una duración de 6 años, en donde se trabaja técnica, composición e improvisación. El programa de estudios se está llevando a cabo en dos ciudades, en Asunción desde 1992 y en Capaita desde el 2006.
    Es necesario para nosotros poder contemplar la carrera en Licenciatura en danza, ya que en este momento, tres de las profesoras egresadas de la Escuela Municipal de Danzas, dependiente del IMA, están realizando un postgrado en danza contemporánea en la ciudad de Buenos Aires, en el IUNA, hecho que no todos los estudiantes que terminan la carrerar de intérprete lo puede hacer, por el costo que infiere la carrera del postgrado, puesto que dos de las profesionales que se encuentran realizando el postgrado en el IUNA, accedieron a la misma a través de un beca otorgada por el Fondec en Paraguay.
    En este momento tenemos el conocimeiento de la apertura dela licenciatura en música, lo cual nos puede ayudar como punto de partida poara lograr abriri la tan anhelada licenciatura en danza.
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