Grupo criado para reunir meios para a publicação de conteúdo sobre dança e autores que desejam divulgar seus textos | Grupo creado para reunir medios para la publicacion de contenidos sobre danza y autores que deseam divulgar sus textos
59 Members

¡Tienes que ser miembro de movimiento | movimento para agregar comentarios!

Join movimiento | movimento

Los comentarios están cerrados.

Comentarios

  • 305249271?profile=original

              “Arqueologia de um Processo Criativo – Um livro Coreográfico” é a primeira publicação da Anti Status Quo Companhia de Dança de Brasília-DF. Escrito por Luciana Lara, diretora e coreógrafa da Companhia, o livro é um registro poético-reflexivo do processo criativo do espetáculo de dança contemporânea chamado “Cidade em Plano“, sobre a cidade de Brasília. O espetáculo é a oitava criação do grupo brasiliense, uma das mais criativas e atuantes companhias de dança contemporânea do centro-oeste do Brasil. A pesquisa artística parte da percepção da influência da cidade no modo de ser e na visão de mundo de quem a habita, e se desenvolve como uma reflexão crítica, política, social e espacial sobre a cidade onde a coreografia e a encenação exploram camadas e planos de entendimento sobre a relação do corpo com a capital do país.

    O livro tem a colaboração dos bailarinos da Companhia e também de artistas de outras linguagens como músicos/compositores, iluminador, designer de som e cenógrafo que participaram da criação do espetáculo. As coreógrafas, diretoras e professoras brasilienses Yara de Cunto (Asas e Eixos) e Lenora Lobo (Alaya Cia de dança) fazem a apresentação do livro. Vários fotógrafos colaboraram com o livro, com destaque para a brasiliense Débora Amorim. A publicação recebeu o Prêmio Funarte de Estímulo à Produção Crítica em Dança de 2008 e o patrocínio do FAC- Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal do mesmo ano.

     

               Com uma proposta de projeto gráfico diferenciado, concebido pela própria autora, diretora e coreógrafa da Companhia em parceria com o designer gráfico e parceiro de criações Marconi Valadares, o livro se destaca como publicação rara no mercado editorial de livros sobre dança no Brasil, tanto no conteúdo quanto na sua forma de apresentação. Como o próprio título faz intuir, a proposta é refazer o percurso criativo da construção de um espetáculo de dança contemporânea, revelando as motivações, escolhas, reflexões e procedimentos de sua criação. Palavras e imagens foram coreografadas  para fazer dançar os pensamentos e a imaginação no ato de acompanhar um raciocínio de criação.

     O projeto gráfico tem impacto visual polissêmico, pois foi elaborado com montagem entre imagens e textos. Imagens metafóricas e escrita pictórica foram criadas com a utilização de recursos como colagem, manipulações de fotos, desenhos, gráficos e jogos visuais com a disposição espacial das palavras. É indicado para público bem diversificado: criadores, artistas, pesquisadores, estudantes de artes, amantes da dança contemporânea e, também, para o público em geral que se interessa em conhecer um pouco mais sobre dança contemporânea sob a perspectiva da criação artística e da apreciação de espetáculos. Um DVD com o espetáculo acompanha a publicação, assim, mesmo quem não assistiu a uma apresentação de “Cidade em Plano“, pode apreciar o livro. O livro pode ser adquirido nas melhores livrarias da cidade ou pela internet pela loja virtual : www.zupastore.com

    Foi criado um  blog do livro para maiores informações : www.livroarqueologiadeumprocessocriativo.blogspot.com.br

     

  • Hola amig@s!!

    Mucha información nueva en la publicación www.revistarevol.com y abrimos una sección sobre "Convocatorias" para la difusión de espacios de creación.

    Esperamos sus comentarios!

    Los invitamos a pasar por www.facebook.com/revistarevol

    305249966?profile=RESIZE_1024x1024

    Saludos!

  • LA DANZA COMO MEDIO DE INCLUSIÓN SOCIAL

    Defensa de tesis de Licenciatura La Danza Como Medio de Inclusión S...

  • Me gustaría invitarlos a mirar esta nueva revista sobre danzas en Argentina:

    www.revistarevol.com

    Con las últimas noticias!

  • les dejo desde una publicación realizada con el apoyo de la CSIC (Comisión sectorial de investigación científica) de la UDELAR (Universidad de la republica-Uruguay)

    Les dejo el link, ahí mismo pueden descargar la publicación. Se llama Primas hermanas como antesala del trabajo escénico que lleva su nombre.

    Somos Elisa Perez, Pablo Muñoz, Claudia Pisani y Marcelo Marascio

    www.primashermanas.wordpress.com

    http://primashermanas.wordpress.com/

  • El ARCHIVO VIRTUAL DE LAS ARTES ESCÉNICAS es una amplísima propuesta de material crítico e documental sobre creadores escénicos contemporáneos iberoamericanos: http://artesescenicas.uclm.es/ que trabajan en red.

  • QUEM CONHECE PUBLICAÇÕES A RESPEITO DE PEDAGOGIAS CORPORAIS, LEVANTA A MÃO!
  • Link de texto sobre dança: http://www.cult.ufba.br/enecult2009/19323.pdf
  • Informe C3 - Ano 01 - Edição 08
    Quando eu crescer… A Inocência/O Lúdico/A Força/O Poder

    A criança brinca? O adulto trabalha? Esses são exemplos de construções sociais que estabelecem quem brinca e quem trabalha. Porém essas construções resultam em outras que colocam quem “brinca” em alguns casos em situação de inocência e que “trabalha” em posição de poder. E como se percebe isso em outras circunstâncias da vida? O que seria o brincar? Estaria a inocência relacionada à submissão? O que seria o trabalhar? No trabalho, na família, no grupo de amigos, no supermercado e em uma festa quem está em situação de poder? _______________________ O “Informe C3″ é meio pelo qual o Processo C3 Grupo de Pesquisa publica seus processos de pesquisa para dividi-los com demais interessados. A cada mês uma nova edição, com ensaios escritos, fotos, reportagens, coberturas de eventos com o foco nos seguintes assuntos: Corpo, Cultura, Artes e Moda. Direção e pesquisa: Wagner Ferraz – Canoas/RS/Brasil Pesquisador: Anderson de Souza – Canoas/RS/Brasil Pesquisadora: Francine Pressi – São Leopoldo/RS/Brasil O Processo C3 Grupo de Pesquisa é uma ação da Terpsí Teatro de Dança Site: www.processoc3.com Blog:
    www.processoc3.blogspot.com Rede Social:
    www.processoc3.ning.com Twitter:
    www.twitter.com/processoc3
This reply was deleted.

Idança convoca autores para participar de nova publicação

Em parceria com o Prince Claus Fund, instituição holandesa que fomenta iniciativas culturais, o www.idanca.net está desenvolvendo um projeto de publicação que visa explorar e discutir diferentes aspectos das artes cênicas na contemporaneidade. Para tal, estamos lançando uma convocatória para receber textos que poderão fazer parte desta publicação. As instruções completas e os requisitos básicos para enviar textos estão na pagina principal do idança. Participe!

Leer más…
2 respuestas

CONVOCATÓRIA PARA ARTISTAS COLABORADORES EM REDE

ELO – 1. Anel de uma cadeira ou corrente. 2. Fig. Ligação, laço, união.Construir elos. Como construí-los? O que faz existirem?A aceleração do tempo nos faz repensar sobre a frase de Castro Alves: ‘A praça é do povo, como o céu é do condor’. A praça continua no seu lugar, mas as pessoas continuam freqüentando a praça? Desconfio que não dentrode um contexto poético, quando ir à praça servia de pretexto para encontrar ooutro, ou os outros, que seja. Nessa (naquela)situação, um costume corriqueiro…

Leer más…
0 respuestas

Pra que serve um blog?

Cresce a cada dia o número de blogs como ferramenta de divulgação do trabalho artístico. Como vocês veem o impacto dessa nova forma independente de se comunicar nas mídias tradicionais? Qual sua relação com seu blog? Que tipo de conteúdo você posta? O blog influencia na forma de divulgar seu trabalho? Algum blog chama a sua atenção? Participe da discussão!

Leer más…
1 respuesta