Idança convoca autores para participar de nova publicação
Em parceria com o Prince Claus Fund, instituição holandesa que fomenta iniciativas culturais, o www.idanca.net está desenvolvendo um projeto de publicação que visa explorar e discutir diferentes aspectos das artes cênicas na contemporaneidade. Para tal, estamos lançando uma convocatória para receber textos que poderão fazer parte desta publicação. As instruções completas e os requisitos básicos para enviar textos estão na pagina principal do idança. Participe!
Leer más…
Comentarios
“Arqueologia de um Processo Criativo – Um livro Coreográfico” é a primeira publicação da Anti Status Quo Companhia de Dança de Brasília-DF. Escrito por Luciana Lara, diretora e coreógrafa da Companhia, o livro é um registro poético-reflexivo do processo criativo do espetáculo de dança contemporânea chamado “Cidade em Plano“, sobre a cidade de Brasília. O espetáculo é a oitava criação do grupo brasiliense, uma das mais criativas e atuantes companhias de dança contemporânea do centro-oeste do Brasil. A pesquisa artística parte da percepção da influência da cidade no modo de ser e na visão de mundo de quem a habita, e se desenvolve como uma reflexão crítica, política, social e espacial sobre a cidade onde a coreografia e a encenação exploram camadas e planos de entendimento sobre a relação do corpo com a capital do país.
O livro tem a colaboração dos bailarinos da Companhia e também de artistas de outras linguagens como músicos/compositores, iluminador, designer de som e cenógrafo que participaram da criação do espetáculo. As coreógrafas, diretoras e professoras brasilienses Yara de Cunto (Asas e Eixos) e Lenora Lobo (Alaya Cia de dança) fazem a apresentação do livro. Vários fotógrafos colaboraram com o livro, com destaque para a brasiliense Débora Amorim. A publicação recebeu o Prêmio Funarte de Estímulo à Produção Crítica em Dança de 2008 e o patrocínio do FAC- Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal do mesmo ano.
Com uma proposta de projeto gráfico diferenciado, concebido pela própria autora, diretora e coreógrafa da Companhia em parceria com o designer gráfico e parceiro de criações Marconi Valadares, o livro se destaca como publicação rara no mercado editorial de livros sobre dança no Brasil, tanto no conteúdo quanto na sua forma de apresentação. Como o próprio título faz intuir, a proposta é refazer o percurso criativo da construção de um espetáculo de dança contemporânea, revelando as motivações, escolhas, reflexões e procedimentos de sua criação. Palavras e imagens foram coreografadas para fazer dançar os pensamentos e a imaginação no ato de acompanhar um raciocínio de criação.
O projeto gráfico tem impacto visual polissêmico, pois foi elaborado com montagem entre imagens e textos. Imagens metafóricas e escrita pictórica foram criadas com a utilização de recursos como colagem, manipulações de fotos, desenhos, gráficos e jogos visuais com a disposição espacial das palavras. É indicado para público bem diversificado: criadores, artistas, pesquisadores, estudantes de artes, amantes da dança contemporânea e, também, para o público em geral que se interessa em conhecer um pouco mais sobre dança contemporânea sob a perspectiva da criação artística e da apreciação de espetáculos. Um DVD com o espetáculo acompanha a publicação, assim, mesmo quem não assistiu a uma apresentação de “Cidade em Plano“, pode apreciar o livro. O livro pode ser adquirido nas melhores livrarias da cidade ou pela internet pela loja virtual : www.zupastore.com
Foi criado um blog do livro para maiores informações : www.livroarqueologiadeumprocessocriativo.blogspot.com.br
Hola amig@s!!
Mucha información nueva en la publicación www.revistarevol.com y abrimos una sección sobre "Convocatorias" para la difusión de espacios de creación.
Esperamos sus comentarios!
Los invitamos a pasar por www.facebook.com/revistarevol
Saludos!
LA DANZA COMO MEDIO DE INCLUSIÓN SOCIAL
Defensa de tesis de Licenciatura La Danza Como Medio de Inclusión S...
Les dejo los videos de unas ponencias sobre danza realizadas en Quito, Ecuador hace como un año. Gaby
Extracto de la danza "El Cuerpo que Escribe" interpretada por el Ma...
Extracto de la ponencia "Dialéctica de la Danza en las Prácticas Tr...
Extracto de la ponencia "Del rabo de vaca a las acciones vacías, a ...
Extracto de la ponencia "La documentación de lo efímero y los sonid...
Extracto de la ponencia y el taller "De la neutralidad a la acción ...
Extracto de la ponencia "La danza andina como recurso para la moder...
Extracto de la ponencia "Estrategia de producción de movimiento e i...
Me gustaría invitarlos a mirar esta nueva revista sobre danzas en Argentina:
www.revistarevol.com
Con las últimas noticias!
les dejo desde una publicación realizada con el apoyo de la CSIC (Comisión sectorial de investigación científica) de la UDELAR (Universidad de la republica-Uruguay)
Les dejo el link, ahí mismo pueden descargar la publicación. Se llama Primas hermanas como antesala del trabajo escénico que lleva su nombre.
Somos Elisa Perez, Pablo Muñoz, Claudia Pisani y Marcelo Marascio
www.primashermanas.wordpress.com
http://primashermanas.wordpress.com/
El ARCHIVO VIRTUAL DE LAS ARTES ESCÉNICAS es una amplísima propuesta de material crítico e documental sobre creadores escénicos contemporáneos iberoamericanos: http://artesescenicas.uclm.es/ que trabajan en red.
Quando eu crescer… A Inocência/O Lúdico/A Força/O Poder
A criança brinca? O adulto trabalha? Esses são exemplos de construções sociais que estabelecem quem brinca e quem trabalha. Porém essas construções resultam em outras que colocam quem “brinca” em alguns casos em situação de inocência e que “trabalha” em posição de poder. E como se percebe isso em outras circunstâncias da vida? O que seria o brincar? Estaria a inocência relacionada à submissão? O que seria o trabalhar? No trabalho, na família, no grupo de amigos, no supermercado e em uma festa quem está em situação de poder? _______________________ O “Informe C3″ é meio pelo qual o Processo C3 Grupo de Pesquisa publica seus processos de pesquisa para dividi-los com demais interessados. A cada mês uma nova edição, com ensaios escritos, fotos, reportagens, coberturas de eventos com o foco nos seguintes assuntos: Corpo, Cultura, Artes e Moda. Direção e pesquisa: Wagner Ferraz – Canoas/RS/Brasil Pesquisador: Anderson de Souza – Canoas/RS/Brasil Pesquisadora: Francine Pressi – São Leopoldo/RS/Brasil O Processo C3 Grupo de Pesquisa é uma ação da Terpsí Teatro de Dança Site: www.processoc3.com Blog:
www.processoc3.blogspot.com Rede Social:
www.processoc3.ning.com Twitter:
www.twitter.com/processoc3