Forró de verdade URGENTE no Ceará!!!

Chico Cesár arrasando na Paraíba! e nosso Ceará??

Repassando...
As festas juninas estão chegando. Vamos resgatar nossa música autentica ou continuar com esse forró meia boca dessas bandas da moda??
Encaminho a posição assumida pelo cantor e compositor Chico César, atual secretário de cultura da Paraíba.
Leiam e reflitam sobre o assunto.
José Brasil de Matos filho
Educador Musical e Gestor Cultural
+55 88 99134183 - 88481107
http://lattes.cnpq.br/5991066080504386

Nota de Chico César apontando diversas questões importantes sobre a sua declaração acerca da contratação de artistas nas festividades do São João e refletindo sobre as rádios locais da Paraíba. Qualquer semelhança com as rádios de Pernambuco e com as rádios e festas do Ceará, não passam de mera coincidência
(salvo raras excessões).
Leiam a nota:
“Tem sido distorcida a minha declaração, como secretário de Cultura, de que o Estado não vai contratar nem pagar grupos musicais e artistas cujos estilos nada têm a ver com a herança da tradição musical nordestina, cujo ápice se dá no período junino. Não vai mesmo. Mas nunca nos passou pela cabeça proibir ou sugerir a proibição de quaisquer tendências. Quem quiser tê-los que os pague, apenas isso. O Estado encontra-se falto de recursos e já terá inegáveis dificuldades para pactuar inclusive com aqueles municípios que buscarem o resgate desta tradição. São muitas as distorções, admitamos. Não faz muito tempo vaiaram Sivuca em festa junina paga com dinheiro público aqui na Paraíba porque ele, já velhinho, tocava sanfona em vez de teclado e não tinha moças seminuas dançando em seu palco. Vaias também recebeu Geraldo Azevedo porque ele cantava Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro em festa junina financiada pelo governo aqui na Paraíba, enquanto o público, esperando a dupla sertaneja, gritava “Zezé, cadê você? Eu vim aqui só pra te ver”.
Intolerância é excluir da programação do rádio paraibano (concessão pública) durante o ano inteiro, artistas como Parrá, Baixinho do Pandeiro, Cátia de França, Zabé da Loca, Escurinho, Beto Brito, Dejinha de Monteiro, Livardo Alves, Pinto do Acordeon, Mestre Fuba, Vital Farias, Biliu de Campina, Fuba de Taperoá, Sandra Belê e excluí-los de novo na hora em que se deve celebrar a música regional e a cultura popular”.
Secretário de Estado da Cultura – Chico César
Enviadme un correo electrónico cuando las personas hayan dejado sus comentarios –

¡Tienes que ser miembro de movimiento | movimento para agregar comentarios!

Join movimiento | movimento

Temas del blog por etiquetas

  • de (178)

Archivos mensuales