A 4ª Edição do “brasil move berlim - Festival de Dança Contemporânea Brasileira” acontecerá no período de 16 a 26 de abril de 2009, no complexo teatral Hebbel am Ufer – HAU 1, 2, 3, na capital alemã.

É com muita satisfação que comunicamos a programação (sujeita a mudança) deste ano:

1) Marcelo Evelin/Demolition Inc. (Teresina)
Espetáculo: “Bull Dancing - Urro de Omi Boi”

2) Núcleo de Criação do Dirceu (Teresina)
Espetáculos:
“Corpo Manual”, Jamila Rocha
“02 Heterogêneo”, Alexandre Santos e César Costa
“Sobre Ossos e Robôs”, Elielson Pacheco

3) DI cia. de dança/Paulo Azevedo (Macaé)
Espetáculo: “Procedimentos de um Pseudópodo – a coreografia”

4) Denise Stutz (Rio de Janeiro)
Espetáculo: “3 solos em um tempo”

5) Margô Assis/Eugênio Paccelli (Belo Horizonte)
Espetáculo: “Desenho”

6) Fauller/Renata Ferreira (Fortaleza/Belo Horizonte)
Espetáculo: “Produto de 1ª”

7) Dimenti/Jorge Alencar (Salvador)
Espetáculos:
“A Mulher-Gorila”
“Tombe”
“O Poste, A Mulher e o Bambu”

8) Companhia de Dança da Cidade (Rio de Janeiro)
Espetáculos (coreografias)*:
Grupo Coringa (três momentos), Graciela Figueroa
Busca Opus 39, Sônia Mota
Dança de III, João Saldanha
Boxe, Renata Mello
Suíte Barroca (dois extratos), Nina Verchinina
Catar, Lia Rodrigues e João Saldanha
Minha América (dois extratos), Carlota Portella
Concerto em F (Primeiro movimento), Lourdes Bastos
Sentinela, Regina Sauer
Serenata do Adeus, Arnaldo Alvarenga e Lydia del Picchia
Valsa Volúpia, Ana Maria Mondini

*A Companhia de Dança da Cidade se dedica à remontagem de obras do repertório de dança moderna e contemporânea do Brasil dos últimos 30 anos e pertence ao Curso Superior de Dança da UniverCidade (RJ).

O Grupo Oito/Ricardo de Paula (espetáculo “Bodies in Pieces”), o Quarteto Pardal (“Música do Brasil”) e as Rainhas do Norte (“Vozes e Percussão”), artistas berlinenses, participarão da “1ª Longa Noite das Óperas e Teatros”, juntamente com o Dimenti/Jorge Alencar e a Companhia de Dança da Cidade (que terá a convidada especial Sônia Mota, residente em Colônia), constituindo uma noite de apresentações no HAU 1 e HAU 2, no dia 25 de abril.

Além da programação artística, teremos palestras (sujeitas a mudança) com Christianne Galdino (Recife), Dra. Roberta Ramos (Recife), Dilma Negreiros (Macaé), Paulo Azevedo (Macaé), Arnaldo Alvarenga (Belo Horizonte), Antrifo Sanches (Salvador), Dra. Sandra Meyer (Florianópolis), Dr. Roberto Pereira (Rio de Janeiro), Marise Reis (Rio de Janeiro), workshops com Marcelo Evelin ressaltando as experiências do Núcleo de Criação do Dirceu (Teresina) e Denise Stutz enfocando o Corpo Presente, que constituem a base das nossas atividades.

Os espetáculos e pesquisadores(as) relacionados fortalecem a nossa ação de descentralização no campo da dança contemporânea e a valorização da diversidade, eixos centrais do “brasil move berlim”.

Acrescento, ainda, que no último final de semana do festival, ocorrerá o encontro de representantes de 10 instituições de dança na Alemanha com os(as) pesquisadores(as) brasileiros(as). A temática central será a “reconstrução e memória da dança”. Essa atividade será realizada em cooperação com o Tanzplan Deutschland (Plano de Dança na Alemanha).

De setembro a novembro de 2008 visitamos grupos, cias., várias instituições e pessoas nas seguintes cidades: Rio de Janeiro, Ipatinga, Juiz de Fora, Belo Horizonte, Brasília, Goiânia, São Paulo, Diadema, Recife, João Pessoa, Cabedelo, São Luís, Teresina, Macaé, Salvador e Campinas. Tivemos na última fase da viagem a companhia da jornalista alemã Sandra Luzina (jornal Tagesspiegel); de Madeline Ritter e Ingo Diehl (diretoria do Tanzplan Deutschland) e visitamos a Universidade Federal da Paraíba - UFPB, Universidade Federal do Piauí - UFPI, UniverCidade / RJ, Faculdade Angel Vianna, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Universidade Federal da Bahia – UFBA, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, Pontifícia Universidade Católica – PUC/SP e a Universidade Anhembi Morumbi.

Financiado pela Kulturstiftung des Bundes (Fundação Federal de Cultura na Alemanha), pelo Ministério da Cultura do Brasil e suporte da Fundação Nacional de Artes – FUNARTE, o “brasil move Berlim” conta ainda com o apoio do Goethe Institut, da Tanzfabrik Berlin, do Institut für Theaterwissenschaft der Freien Universität Berlin (Instituto de Ciências Teatrais da Universidade Livre de Berlim), do Tanzplan Deutschland e a co-produção do complexo teatral Hebbel am Ufer – HAU 1, 2, 3. A Kulturprojekte Berlin GmbH é a administradora.

Sérgio Mamberti, presidente da Fundação Nacional de Artes – FUNARTE, é o patrono do festival.

Somos gratos a todos(as) que contribuíram para a viabilização da preparação de mais uma edição do festival. Agradecemos especialmente aos grupos, colegas e instituições que nos auxiliaram na realização da nossa jornada no território brasileiro.

Como sempre, foi impossível contemplar todas as propostas que nos chegaram. Mas estamos convictos das perspectivas futuras do nosso trabalho e esperamos ampliar cada vez mais o campo de atuação da dança contemporânea brasileira na Alemanha.

www.moveberlim.de

Visitas: 312

Incluir comentario

¡Necesitas ser un miembro de movimiento | movimento para añadir comentarios! | É preciso ser membro para incluir comentários

Participar en movimiento | movimento

Danza y cultura en red | Dança e cultura em rede

Este es un proyecto  de

Marlon Barrios Solano

Creada por la Red Suramericana de Danza en asociación con idanca.net y Associação Cultural Panorama | Criada pela Red Sudamericana de Danza em parceria com idanca.net e Associação Cultural Panorama.

This network is maintained and administrated by Marlon Barrios Solano as an independent art/curatorial/social innovation project.

You can donate to support my work here:

WOULD YOU LIKE MAKE A ONE TIME DONATION?

Become my patron:

Become a Patron!


Support  making a single donation of any amount.
Thank you!

Contact:

marlon@dance-tech.net

for more information

YOU MAY DONATE BITCOIN HERE

WALLET

38rswPwwQB67cbe8z1E72PhtQCM1umpyjK

© 2021   Creado por Red Sudamericana de Danza.   Tecnología de

Emblemas | Badges  |  Reportar problema  |  Términos de servicio