Parece o elenco de Lost, mas são os bolsistas 2010 do coLABoratorio encerrando o Encontrão Piauí, primeira residência do projeto, depois de uma imersão criativa de três semanas em Luis Correia, litoral piauiense. A última semana do encontro foi coordenada pelo coreógrafo Marcelo Evelin, diretor do Núcleo do Dirceu, que trouxe uma proposta de debate e feedback sobre o material artístico que começava a tomar forma.
Entre os dias 10 e 14 de maio, os grupos apresentaram trechos de trabalhos e performances que já haviam começado a desenvolver com Christine Greiner e Jorge Alencar. As apresentações foram feitas no Sesc- Praia, em espaços de convivência comum - no dia 10 - e no Centro de Convenções nos dias 13 e 14.
O grupo de 19 artistas, 04 de outros países, passou por um processo intenso de convivência, dormindo em quartos compartilhados, comendo juntos, com acesso quase nulo à internet. Além disso, durante grande parte do período do Encontrão, eram os únicos hóspedes do estabelecimento, garantindo a imersão que o encontro propunha. Os grupos que se formam já possuem uma cara e processos criativos potentes. São grupos mesclados entre artistas do Rio e de Teresina, que terão a chance de se encontrar em mais dois módulos ainda este ano. A próxima residência começa no dia 24 de maio, em Teresina, com o dramarturgo Ricky Seabra. Acompanhe as notícias no site do Festival Panorama e do Núcleo do Dirceu.
foto: Marcelo Evelin
Comentarios