COMPANHIA URBANA DE DANÇA ESTREIA
“NA PISTA”, NO ESPAÇO SESC
Sob comando da coreógrafa Sonia Destri Lie, grupo apresentará as performances “Chapa Quente” e a inédita “Na Pista” de 15 de março a 8 de abril
(Foto: Mark Garvin)
A Companhia Urbana de Dança nasceu no subúrbio carioca e ganhou o mundo com participações em festivais internacionais e diversas premiações. Formado por nove dançarinos e dirigido por Sonia Destri Lie, o grupo estreia no Rio o novo trabalho “Na Pista”, no Espaço SESC, dia 15 de março. Na abertura, apresentará “Chapa Quente”, criação de 2011. A temporada será de quinta a domingo, até 08 de abril.
“Na Pista” marca o retorno da companhia a suas raízes. Ritmos e sequências coreográficas que fizeram parte da vida destes jovens dançarinos inspiraram o grupo neste novo trabalho. “São clássicos que marcaram a pista de dança, sob a leitura da companhia e sua linguagem particular”, explica Sonia. “As técnicas e estilos são incorporados pelos dançarinos e colocados em cena com sua própria estética”. A trilha sonora é assinada por Rodrigo Marçal.
Michael Jackson, Jamiroquai, Tim Maia e Lauryn Hill são algumas referências deste novo trabalho. Ao universo dos dançarinos, Sonia trouxe David Bowie, Craig David, Earth Wind and Fire, Chaka Khan e a dance music; Marçal inseriu Erik Satie e De La Soul. “Como alquimia, Marçal transformou estas citações em trilha desta nova criação”, destaca a diretora. O título também faz alusão à gíria da periferia no sentido de liberdade, como uma expressão sinônima a “estar na vida”.
Após excelente repercussão no Festival Suresnes Cités Danse, na França, e no Peak Performances, em Nova Jersey, em 2011, onde dividiu o palco com Bill T.Jones e Wayne McGregor, “Chapa Quente” será apresentada no Espaço SESC, antes da estreia de “Na Pista”. Bem recebida pela crítica, teve destaque nos jornais New York Times, Financial Times e New York Observer.
A trilha sonora original foi criada por Rodrigo Marçal, a partir das coreografias. “Como o próprio nome já diz, é pura adrenalina, acrobática, um exercício de velocidade que mistura house dance contemporâneo e percussão, e explora a vitalidade dos dançarinos”, ressalta Sonia, diretora e coreógrafa da companhia.
SOBRE A COMPANHIA
A Companhia Urbana de Dança, criada em 2004, é formada por um grupo de jovens oriundos de subúrbios do Rio de Janeiro. O grupo se caracteriza pela força das suas histórias e qualidades artísticas como vigor físico, diversidade de movimentos e sofisticação coreográfica e realiza uma leitura particular e criativa em dança urbana. Suas experiências e ideias são incorporadas como material de criação. Por meio de uma expressão artisticamente arrebatadora, colocam em cena corpos com movimentação forte e ao mesmo tempo sofisticada, marcada pela estética contemporânea.
Seu trabalho vem sendo reconhecido no exterior. Entre suas apresentações estão a Bienal Internacional de Dança de Lyon (2008 e 2010); Museu Quai Branly, em Paris; Rencontres Choreographique de Carthage; Festival Internacional de Biarritiz; Teatro de Chelles, em Paris; Teatro Lido em Medelín, Colômbia; Festival Hoptimum e Hangar 23 em Rouen; Festival Fall for Dance, em Nova York; Festival Jomba na África do Sul.
A peça “ID: Entidades”, conhecida no Brasil como “9+1”, foi considerada pelo NY Times como um dos 10 melhores espetáculos apresentados naquele ano. A trilha sonora, de Rodrigo Marçal, foi indicada ao Prêmio Bessies, em Nova York.
FICHA TÉCNICA
Direção: Sonia Destri Lie
Coreografia: Sonia Destri Lie e Companhia Urbana de Dança
Mise en scene: Daniela Amorim
Assistente: Tiago Sousa
Assistente de Coreografia: Miguel Fernandes
Cenografia: Sergio Marimba
Pesquisa: Monica Lima
Figurino: Urban Out Fit
Trilha: Rodrigo Marçal
Trilha em pesquisa : Mary Byke
Produção: Resi Dance e CUD
Assistente de Produção: Andre Virgilio
Tour Manager: Marcio Destri
Luz: Renato Machado
Operador/ Direção de Palco: Tom Bernardes
Comentarios