Núcleo do Dirceu é um coletivo de artistas e produtores que tem como principal campo de interesse as linguagens das artes do corpo e o bairro Dirceu Arcoverde, na periferia de Teresina, Piauí, como lugar de referência urbana. De janeiro de 2006 a março de 2009 o projeto foi parceiro da prefeitura municipal ao ocupar o Teatro Municipal João Paulo II, no bairro Dirceu, e agora vem conquistando sua autonomia através de outras parcerias nacionais e internacionais.
O isolamento crônico do Piauí ainda conserva aridez para a prática artística contemporânea e para propostas de intercâmbio e colaboração. Nesse contexto, o trabalho do Núcleo do Dirceu tem se voltado principalmente para a criação de mercado e platéia para a arte contemporânea, formação de novos criadores – através da ampliação de seu repertório de habilidades -, construção da cidadania, conscientização política para classe artística e pesquisa de linguagem.
Atividades e projetos desenvolvidos pelo CCD: oficinas gratuitas pra comunidade (nas áreas de dança, percussão, artes visuais e teatro) co-produções de espetáculos, intercâmbios de profissionais por meio de workshops e residências artísticas, palestras e discussões teóricas, exibições de filme, mostras semestrais, projetos de formação de platéia e intervenções urbanas.
Comentarios