os cinocéfalos

OS CINOCÉFALOS – INTERVENÇÃO URBANA                           

 

 

 

“Os monstros nunca são criados em ex nihilo, mas por meio de um processo de fragmentação e recombinação, no qual se extraem elementos “de várias formas” (incluindo – na verdade,especialmente – grupos sociais marginalizados), que são então montados comosendo “o monstro”, “que pode assim, reivindicar uma identidade independente” (Girard,1986, p.33 apud Cohem, Jefrey Jerome).

A intervenção urbana surge como aprofundamento do aspecto de criação e viabilização da obra, como pesquisa de campoe teórica que completam atrajetória de doze anos de existência da Cia Cínica Dança. Ao trabalho de campoassociou-se a pesquisa fotográfica com imagens de mendigos e de cães e outrastantas aparições marginais que se pode extrair de uma cultura contemporânea queexclui e inclui, devendo ser analisado no “interiorda intricada matriz de relações (sociais, culturais e litero-historica) que osgeram” (Cohem, p.28).

De forma indireta esse trabalho corrobora na aquisição de parte da filosofia antiga comtrocas com a cultura contemporânea. Sua formulação fez com que o eu do grupoenquanto pensamento coletivo adentrasse tão repentinamente e tão nervosamenteao seu monstro pessoal.

o mostro é o fragmento abjeto que permite a formação de todos os tipos deidentidade – pessoal, nacional, cultural, econômica, sexual, psicológica,universal, particular (mesmo que aquela “particular” identidade represente umaardorosa adoção do poder/status/saber da própria abjeção); como tal ele revelasua parcialidade, sua contigüidade. Um produto de uma variedade de morfogênese(indo do somático ao e étnico) que se alinham para atribuir significado ao Nóse ao Ele que está por detrás de todo modo cultural de ver, o  monstro da abjeção reside naquela geografiamarginal do Exterior, além do Pensável, um lugar que é duplamente perigoso:simultaneamente “exorbitante” e “bastante próximo¨. (JudithButler, 1993, p.22 apud Cohen, p.53-54).

 

Enviadme un correo electrónico cuando las personas hayan dejado sus comentarios –

¡Tienes que ser miembro de movimiento | movimento para agregar comentarios!

Join movimiento | movimento

Temas del blog por etiquetas

  • de (178)

Archivos mensuales