Vai ter Bloco Afro Baião na avenida em 2012!

BLOCO AFRO BAIÃO
A folia da miscigenação brasileira em Itapipoca!!!
...

Itapipoca, cidade de históricos carnavais, berço de brincantes e foliões que fazem da rua espaço de encontro e celebração através de Blocos Carnavalescos, Escolas de Samba e de seu Maracatu Tradicional, rua que vira palco de espetáculos populares que contagiam desde a criança ao idoso: todos vibram na batida do tambor! Ecoa o canto ancestral e manifesta-se a dança miscigenada! Muito mais do que no dia 7 de Setembro mostramos no Carnaval o quanto somos brasileiros!
A Cia Balé Baião e a Associação de Artes Cênicas de Itapipoca (AARTI), atenta e interessada pelas genuínas expressões culturais de Itapipoca, vem se comprometendo em realizar ações que preservem, difundam e fortaleçam o Carnaval de Rua, sobretudo as manifestações de origem afro-brasileira. Desde o início da década de 90 a Cia Balé Baião vem contribuindo com montagens de coreografias e alas dentro de Escolas de Samba e mais recentemente no Maracatu AZ de Espadas. Dentro dessa trajetória contribuiu com a “Aquarela do Samba” durante cinco anos e com a “Vila da Imperatriz” durante seis anos. No Maracatu AZ de Espadas vem participando e dirigindo Cordões de 2004 a 2011.
Esse ano de 2012, a entidade AARTI através de seus núcleos de dança e percussão vai sair na rua no desfile oficial do Carnaval de Itapipoca com um bloco afro-brasileiro chamado “AFRO BAIÃO” integrando adolescentes, jovens e adultos que se interessam pela arte e cultura de origem afro, especificamente por dança, canto e percussão.

O que seria um Bloco?
No Brasil, Bloco carnavalesco é um termo usado para definir diversos tipos de manifestações carnavalescas populares, sendo geralmente usado para designar, de modo genérico, diversos tipos de agremiações de carnaval.
E Bloco Afro?
São blocos que utilizam em sua indumentária, ritmo e letra aspectos das culturas africanas, utilizando um conjunto percussivo somado a vestimentas cuja temática das estampas estabelecem ligação com a África.
O primeiro bloco afro criado no Brasil foi o Ilê Aiyê, no ano de 1974 por Vovô, inaugurando assim uma mudança do carnaval de Salvador com a inserção da musicalidade africana.
AFRO BAIÃO, expressão que traz à tona nosso estado de negritude essencialmente impregnado em nossa história de povo mestiço. Somos afrodescendentes não somente pela cor que revelamos, mas sobretudo pela história escrita através de nossos antepassados, história até hoje viva em nosso cotidiano urbano e interiorano, história que se revela no suingue e no bailado do corpo moreno, mulato, mestiço, nas pulsações frenéticas provocadas pelo atabaque, no som que dilata nossos movimentos e nos transformam em elementos da natureza: em terra, água, fogo e ar!
A palavra “baião” vem de “baiar”, de “bailar”, dançar de forma harmoniosa e cadenciada.
Somos convidados pelo som do tambor a festejar nossa ancestralidade e afro-descendência no Bloco Afro Baião de Itapipoca, e assim fazer valer nosso Carnaval e nossa brasilidade, com beleza, poesia e cumplicidade!

...

Núcleos participantes-convidados: Projetos ABC Padrão, Pólo de Atendimento, AABB Comunidade, SOPRAFI, MAIS EDUCAÇÃO e ARTE NA ESCOLA;
Núcleos mentores: Balé Baião Jovem e Escola de Dança Balé Baião;
Direção coreográfica: Edilene Soriano, Edileusa Inácio, Renato Oliveira, Vaneila Ramos e Nirla Maria;
Direção musical: Marcelo Alcântara e Júnior Viana;
Registro audiovisual: Cacheado Braga;
Direção Geral: Gerson Moreno.
Realização: Ponto de Cultura Galpão da Cena - Associação de Artes Cênicas de Itapipoca – AARTI.
Enviadme un correo electrónico cuando las personas hayan dejado sus comentarios –

¡Tienes que ser miembro de movimiento | movimento para agregar comentarios!

Join movimiento | movimento

Temas del blog por etiquetas

  • de (178)

Archivos mensuales