Aula Aberta de Atualização
em Dança
Investigações entre a expressão popular e a consciência do movimento
Ministrante: Júlia Emília
(Teatrodança de São Luís - Maranhão)
Ministrou o Curso de Danças Populares no Festival de Joinville (2010)
Em todas as atividades artísticas trabalhamos sobre a capacidade de adaptação tônica. Quando o ator – dançarino – aluno recria outro corpo por meio de suas atitudes, seus movimentos e sua voz, este novo é produto principalmente de uma transformação do seu tônus individual.
O objetivo da oficina é vivenciar as correlações entre as técnicas acadêmicas e as expressões populares. Olhar para o que elas possuem em comum. Investigar em artes tão diversificadas princípios comuns que constituem a antropologia cênica: o trabalho educativo, elaboração de uma metodologia e o trabalho cênico, elaboração de uma terceira linguagem corporal.
Na junção da dança popular e da consciência do movimento, partimos da noção de que não existem indivíduos mais cultos que outros. Existem culturas paralelas e socialmente complementares, onde a noção de corpo desmembra-se em corpo do presente, funcionalidade; corpo do passado, memória; corpo do futuro, desejo.
Os participantes terão oportunidade de manejar o contato em várias direções preservando seus equilíbrios pessoais na elaboração dos movimentos da coluna, cintura escapular e pélvica, com prolongamentos para os membros superiores e inferiores, além da capacidade respiratória e equilíbrio dos centros energéticos para exteriorizar, através de movimentos próprios, seus impulsos interiores. Ao final, será feita uma mostra do trabalho elaborado durante a oficina retomando o espírito da “brincadeira”, base da expressão popular.
- DIAS: 20/08
- HORÁRIO: 16hs às 18hs
- VAGAS: 20 participantes;
- INSCRIÇÕES: Gratuitas e no local
- PÚBLICO: atores, bailarinos e educadores interessados na ampliação de sua linguagem corporal.
LOCAL:
Casa de Cultura Mário Quintana
Rua dos Andradas, 736, Centro
Porto Alegre/RS
CONTATO E INFORMAÇÕES:
terpsi.contato@yahoo.com.br
(051) 9306-0982
Júlia Emília
Educadora, PUC/RJ, bolsista do CNPQ. Começou no formalismo da técnica clássica com Tatiana Leskowa e Jane Blauth, anos 1970, Rio de Janeiro. Participou da pesquisa de novas linguagens na Escola de Klauss e Angel Vianna; Teatro Ventoforte com Ilo Krugli, Cia. Dramática Brasileira e o American College Theatre Festival; a Cia. Aérea de Dança do Circo Voador com João Carlos Ramos. Desde 1985 dirige o Grupo Teatrodança marcando presença em festivais e instituições de pesquisa. Ex-proprietária do Núcleo de Dança Oficina do Corpo e ex-diretora de programas na TV Educativa, a partir de 1989, institui uma “escola itinerante” possibilitando espaços para exercitar sua pesquisa de uma terceira linguagem corporal, fusão do popular e erudito. “Bicho Solto Buriti Bravo”, parceria com o poeta Ferreira Gullar e o compositor Zeca Baleiro, é seu produto inicial. Bolsa Virtuose/Minc/2000 troca experiências com a Universidad de Buenos Aires, Fondación Rio Abierto e Danzario Americano. Parceria com Faculdade Algel Vianna, Very Special Arts do Brasil, Universidade Federal Fluminense e Universidade Federal do Maranhão. Selecionada pelo Programa BNB de Cultura/2005/07/10. Especialista em Reabilitação do Sistema Músculo Esquelético/CEST/MA. Professora e jurada Festival de Dança Joinville/2010.
Promoção:
Núcleo de Dança Casa de Cultura Mário Quintana
CEC – Terpsí
Terpsí Teatro de Dança
Apoio:
Casa de Cultura Mário Quintana
Museu do Trabalho
Processo C3 Grupo de Pesquisa
Anjos do Corpo
Comentarios